Um biomaterial define-se como um material que interage com os sistemas biológicos de forma a avaliar, tratar, aumentar ou substituir tecidos, órgãos ou funções do organismo. As características mais importantes para selecionar um biomaterial são a biocompatibilidade, a ausência de efeitos nocivos ou tóxicos para o organismo e as propriedades biomecânicas capazes de responder às solicitações dinâmicas e estáticas a que o organismo estará sujeito durante a sua vida. Os biomateriais podem ser de origem natural ou sintetizados em laboratório.
Os biomateriais, tais como substitutos ósseos, são usados regularmente em odontologia regenerativa e também para a regeneração óssea em ortopedia.
O objetivo dos substitutos ósseos sintéticos é imitar as propriedades biológicas do osso natural. Logo, a morfologia e as propriedades do osso natural devem ser usadas como um padrão que deve ser cumprido pelo substituto ideal do osso. Esses substitutos apresentam várias vantagens contra autoenxertos ou xenoenxertos, nomeadamente, a sua disponibilidade ilimitada e o facto de eliminarem o risco de transmissão de doenças. Para o enxerto ou substituto ósseo ser bem-sucedido, existem três critérios básicos, nomeadamente, osteogénese, osteoindução e osteocondução.
O Bonelike by Biosckin® é um substituto ósseo sintético, composto por um material trifásico: HA, α e β-Tricálcio Fosfatos (α-TCP e β-TCP). As fases α- e β-TCP estão homogeneamente dispersas na matriz HA, resultando em um material com propriedades mecânicas aprimoradas e bioatividade aprimorada. Além disso, a inclusão de iões na composição do Bonelike by Biosckin®, como flúor e sódio, entre outros, permite atingir uma composição química mais próxima da fase mineral do osso.
As aplicações clínicas do Bonelike by Biosckin® na cirurgia maxilofacial indicam uma perfeita união entre o novo osso formado e os grânulos, para além da biodegradação controlada. Esta resposta osteocondutora rápida e eficaz do Bonelike by Biosckin® reduz o tempo necessário para reconstruir a área óssea defeituosa de pacientes.
Nas aplicações clínicas de Bonelike by Biosckin® no tratamento cirúrgico da osteoartrite compartimental do joelho verificou-se uma extensa penetração de crescimento ósseo por entre a estrutura porosa do substituto ósseo num período de implantação tão precoce quanto os 6 meses. O Bonelike by Biosckin® implantado permitiu a penetração de células osteoprogenitoras, a migração e a adesão de células, possibilitando o crescimento de novo osso e assim, formando uma forte ligação com o osso hospedeiro, o que fornece estabilidade e osteointegração.
