De acordo com o enquadramento estratégico tecnológico definido pela Biosckin, em 2008 foi criado o núcleo de Investigação, Desenvolvimento & Inovação (ID&I), denominado BioMat&Cell.
A criação do núcleo de ID&I da Biosckin permitiu desenvolver na empresa de forma sustentada competências internas de investigação e desenvolvimento e de gestão da inovação, através da criação de uma unidade estruturada com características de permanência e dedicada exclusivamente a atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental na área da Medicina Regenerativa e Terapia Celular, áreas em que a Biosckin pretende ser uma referência Europeia.
O núcleo de ID&I encontra-se ajustado à política de inovação da empresa relativamente às duas áreas de intervenção. A primeira área realiza trabalho no desenvolvimento de novos Biomateriais e a segunda, no desenvolvimento de Terapias Celulares usando células estaminais do sangue do cordão umbilical e do tecido do cordão umbilical. Desde abril de 2012 que o núcleo de ID&I contempla a certificação pela NP 4457.
Os elementos que estão afetos às atividades de ID&I possuem perfis curriculares adequados à área de atividade do núcleo, sendo a equipa constituída por doutorados e mestres.
A empresa possui diversas ligações com Universidades Portuguesas, protocolos e contratos com empresas, colaborações a nível internacional e ainda várias parcerias de investigação.
Estas parcerias permitem a formação de uma equipa multidisciplinar na área de Medicina Regenerativa e todas têm por base protocolos formais que são independentes da estrutura acionista e que conferem à Biosckin uma enorme capacidade de atualização tecnológica e de avanço científico.
