Terapias inovadoras para regeneração óssea
NORTE-01-0247-FEDER-003262
I&D EM CO-PROMOÇÃO
2015-12-15 A 2019-12-13
Parceiros: Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro
RESUMO
O projeto iBone Therapies pretende acelerar o desenvolvimento pré-comercial de um produto injectável (Dexgel Bone), constituído pela associação do substituto ósseo sintético Bonelike com o Hidrogel de dextrino, através da realização de ensaios clínicos em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). A validação da segurança e eficácia clínica do Dexgel Bone permitirá a obtenção da conformidade clínica do dispositivo, e consequente aposição da marcação CE e colocação do mesmo no mercado Europeu. Importantes benefícios terapêuticos e económicos são esperados: melhoria do desempenho biológico; facilidade de utilização, dadas as boas propriedades de manuseio e injeção, permitindo que o biomaterial se molde perfeitamente ao defeito ósseo; conforto e segurança por permitir a sua aplicação por técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e baixo custo. Este material deverá tornar-se uma solução competitiva em termos de preço de mercado e desempenho clínico.
Paralelamente este projeto visa também o desenvolvimento de soluções mais sofisticadas para regeneração óssea, tendo como base a matriz injetável (hidrogel de dextrino) combinada com outros agentes bioativos (péptidos e células). Estas soluções têm vindo a ser estudadas em estreita colaboração com médicos e empresas da área, concebidas para o tratamento específico de condições clínicas não resolvidas, como os defeitos ósseos críticos e as osteomielites. O potencial clínico das novas soluções será avaliado através de ensaios pré-clínicos, coordenados pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD). Por último, o presente projeto irá ainda impulsionar a implementação do serviço de criopreservação de células estaminais da polpa dentária. O laboratório Biosckin será o primeiro laboratório português a colocar este tipo de serviço no mercado, do qual resultará um novo segmento: crianças e jovens adultos.