Hidrogeis híbridos nanoestruturados: hidrogeis multifuncionais injetáveis para regeneração óssea
ENMED/002/2010
Projeto de Cooperação Internacional | Projeto financiado pelo programa EuroNanoMed da Era-Net
2011-01-19 A 2014-06-30
Parceiros: Universidade do Porto – FEUP, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro, Universidade do Porto – ICETA
RESUMO
O projeto Rebone pretendeu, na área de materiais nanoestruturados, produzir ciência de vanguarda resultante do estabelecimento de sinergias entre entidades de excelência do sistema científico e tecnológico nacional (FEUP-CEMUC,CEB-UM e CECA_ICBAS) e um parceiro empresarial (Biosckin-Molecular and Cell Therapies, S.A.). Atualmente, a esperança média de vida é duas vezes superior à do início do século XX. O corpo humano, sujeito a stress cumulativo, padece de degradação dos tecidos, sobretudo dos ossos. Desta forma torna-se crucial o desenvolvimento de biomateriais e terapias superiores para medicina osteoregenerativa, que são os principais objetivos do projeto atual. A estratégia inovadora proposta foi baseada numa abordagem de engenharia dos tecidos que concerta princípios de transplantação celular, ciência dos materiais e bioengenharia, áreas de conhecimento da equipa de investigação. Mais concretamente, desenvolveu-se um hidrogel injetável incorporado com nanogeis auto-organizados possuindo domínios hidrofóbicos capazes de transportar e libertar fármacos pouco solúveis em meio aquoso. Adicionalmente, o hidrogel híbrido injetável permitiu a estabilização de grânulos do substituto ósseo sintético Bonelike e incorporar células estaminais mesenquimais (CEM). Tal sistema apresenta vantagens, tais como, procedimento cirúrgico minimamente invasivo com morbilidade decrescida, menor risco de infeção e formação de cicatriz.
O substituto ósseo sintético Bonelike é um biomaterial aplicado com sucesso na clínica em cirurgia ortopédica e maxilofacial, enquanto células estaminais, células progenitoras e células já comprometidas a uma linhagem são consideradas depósitos de moléculas bioativas que permitem a sua libertação continuada. Desta forma, o desenvolvimento do projeto foi uma abordagem terapêutica caracterizada por osteocondução e osteoindução superiores e concomitante célere osteointegração e osteoregeneração.